quinta-feira, 30 de agosto de 2012

15ª Conferência Mundial de Engenharia Sísmica

 Entre 24 e 28 de Setembro vai ter lugar em Lisboa a 15ª Conferência Mundial de Engenharia Sísmica - 15WCEE. Estas conferências, promovidas pela Associação Internacional de Engenharia Sísmica (International Association for Earthquake Engineering - IAEE), realizam-se regularmente desde 1956, quadrienalmente e constituem o maior e principal fórum internacional de divulgação e discussão de que de mais avançado se faz em todo o Mundo na área da Engenharia Sísmica e da prevenção dos efeitos de sismos e tsunamis.
 
A responsabilidade da candidatura e da organização da da 15WCEE é da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES). Constituída por Carlos Sousa Oliveira, João Azevedo e Mário Lopes (Professores do Instituto Superior Técnico) e Rogério Bairrão e Ema Coelho (Investigadores do LNEC), assessorada pela empresa CPL Events, a Comissão procurou dar corpo a uma ambição da comunidade científica portuguesa desta área. Para o efeito, a 15WCEE reunirá em Lisboa as mais importantes personalidades mundiais para discutir os temas da actualidade da Sismologia e da Engenharia Sísmica. A Conferência conta já com cerca de 6.000 resumos e de artigos enviados por potenciais participantes - oriundos de mais de 80 países -, um número record, claramente superior ao verificado nas edições anteriores. Espera-se que a 15WCEE venha a ser a maior de todas as conferências mundiais de Engenharia Sísmica realizadas até hoje.
 
De acordo com a organização e ao nível dos conteúdos, será dada maior ênfase às redes de infra-estruturas, à indústria e a actividades no âmbito da Protecção Civil. Também será dada ênfase a áreas tradicionalmente não consideradas neste tipo de eventos, como o impacte económico dos sismos e outras áreas de actuação importantes para redução do risco sísmico, como os seguros e a comunicação com a população, pois sem precepção do risco será difícil reduzi-lo e a participação das populações é relevante em diversas áreas de actuação. Pretende-se, assim, estimular e reconhecer a necessidade de uma visão mais global e multidisciplinar na redução do risco sísmico, que não se restringe a tarefas técnicas. Entre os diversos temas a abordar, destque para o "Projecto de Centrais Nucleares em Zonas Sísmicas" e as relações entre profissionais de Engenharia e Arquitectura, o ensino e o papel da Comunicação Social antes e durante acontecimentos catastróficos.
 
Do ponto de vista económico, a organização da conferência espera que a mesma represente para Portugal uma entrada de capital de cerca de 10 milhões de euros durante a sua realização e provavelmente muito mais a médio e longo prazo.
 
Mais informações disponíveis em: http://15wcee.org .

Sem comentários:

Enviar um comentário